30 de janeiro - Dia da não violência lembra a morte de Gandhi
- Redação
- 30 de jan. de 2020
- 1 min de leitura
Atualizado: 11 de mar. de 2020

Se existe algo que o Centro Acadêmico de Comunicação Social - CACOS preza, essa coisa é a paz. Buscamos sempre lutar pelos direitos de cada um, pela igualdade e respeito, apresentando temas atuais da sociedade, revelando os problemas e buscando soluções.
E hoje, é dia de comemorar esse sentimento positivo que une as pessoas.
Segundo a ONU (Organizações das Nações Unidas) desde 1948, o dia 30 de janeiro é comemorado como "Dia Internacional da não violência".
Essa data é uma homenagem para o líder pacifista Mogandas Karamchand Gandhi, que foi assasinado por um hinduista radical por tentar unificar hindus muçulmanos.
Mogandas, mas conhecido como Mahatma (alma iluminada), estudou Direito e trabalhou como advogado na África do Sul. Local onde protestou de maneira não violenta contra o racismo. Depois de conseguir conquistar melhorias para a África do Sul, Gandhi lutou pela independência da Índia, que antes era uma colonia do Imperio Britânico mas, devido seus esforços, em 1947 conquistou a independência.
Então hoje preze pela paz e pelo amor ao próximo, como Mahatma diz: 'Violência é criada por desigualdade, a não violência pela igualdade." Somos todos Iguais!
Curiosidades:
Existem dois dias relacionados com o "Dia Mundial da Paz". O primeiro é realizado em 30 de janeiro e comemora a morte de Mahatma Gandhi. O segundo em 2 de outubro. Implementado pela ONU em comemoração ao nascimento de Mahatma Gandhi.
Repórter: Letícia Botelho

Comentários